Criar um Site Grátis Fantástico

Alimentação por Gastrostomia

Alimentação por Gastrostomia

      Muitos doentes neuromusculares, como a criança que iremos falar brevemente, não conseguem comer por si próprios. Por isso, a alimentação por gastrostomia é uma boa ajuda.

O QUE É GASTROSTOMIA?

     Criação de um orifício artificial externo no estômago para alimentação e suporte nutricional, quando há  impossibilidade ou perigo de usar a via normal. Crianças com neuropatias  podem ser incapazes quanto à habilidade de sugar, mastigar e engolir, levando consequentemente a subnutrição. Pode também, resultar em aspiração do alimento para os pulmões, desencadeando pneumonias de  repetição. Sendo assim, o  tempo de alimentação pode ser consideravelmente longo e, ao invés de ser uma experiência agradável, as refeições podem causar sofrimento para a criança e para a pessoa que  cuida dela.
     O tubo de alimentação de jejunostomia é inserido diretamente,  após a gastrostomia, no jejuno (parte do intestino delgado).  Apesar de a gastrostomia ou jejunostomia poderem facilitar bastante a alimentação dessas crianças, as famílias ainda se assustam com a ideia  da cirurgia. Porém, para uma melhor qualidade de vida, a solução acaba sendo a gastrostomia.
 
INDICAÇÃO DA GASTROSTOMIA ENDOSCÓPICA
     A Gastrostomia Endoscópica é indicada para pacientes que, por diversas razões, não têm  capacidade de se alimentar de forma satisfatória, devido a distúrbios de  deglutição necessitando, desta forma, de um suporte nutricional por longo  período, por apresentarem em situação de risco nutricional.
     Complicações advindas do uso prolongado da sonda nasoenteral poderiam ser  evitadas com a execução da gastrostomia endoscópica. Esta é uma alternativa  técnica para acesso ao tubo digestivo em nutrição enteral.
     Conclusão: A gastrostomia  endoscópica é uma técnica segura, com baixa incidência de complicações. Pode ser realizada  em ambulatório, no leito do paciente ou em centro de terapia  intensiva e a sua indicação deverá ser a mais precoce possível

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA GASTROSTOMIA ENDOSCÓPICA?

     A maioria destes pacientes  teriam que conviver com uma sonda posicionada através do nariz até o intestino  (sonda nasoenteral) para infusão de dietas especiais, estando sujeitas às suas  complicações e necessidades frequentes de troca das mesmas. Através da  endoscopia podemos posicionar uma sonda especial através da parede abdominal  diretamente no estômago (gastrostomia), facilitando os cuidados com a mesma, ampliando  o leque de opções alimentares para a família, reduzindo as complicações pulmonares e  devolvendo a auto-estima dos pacientes, já que a sonda fica por baixo das roupas, facilitando o convívio social.